Sessão Pós-Carnaval: Vereadores discutem sobre Carnaval, segurança e obras em Aracruz (16/02/2018)

Programação do Carnaval, segurança, obras e serviços públicos estiveram entre os temas mais debatidos na 45ª sessão ordinária da Câmara de Aracruz, que, devido ao feriado de carnaval, foi realizada excepcionalmente na quinta-feira, 15/02. A autorização pela Prefeitura de abertura de edital para dar início ao processo licitatório de ampliação e construção da EMEF Eurípedes Nunes, em Itaputera, foi outro assunto que mereceu registro na fala dos vereadores. Durante a 45ª sessão, foram feitos ainda cinco requerimentos e apresentados duas indicações e dois anteprojetos de leis.

Carnaval seguro

Entre os destaques do Carnaval em Aracruz, os vereadores elogiaram o trabalho realizado pelo efetivo da Polícia Militar no município, que deu tranquilidade e garantiu a diversão de moradores e turistas que aproveitaram os eventos realizados nos bairros e distritos da orla. Os vereadores elogiaram, sobretudo, a postura do tenente-coronel Loureiro, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar do município, que enviou carta aos parlamentares dando satisfação sobre o trabalho realizado pela PM durante o Carnaval. A programação de Carnaval, que na sessão anterior havia criado apreensão entre os vereadores, também foi elogiada.

Escola Municipal Eurípedes Nunes Loureiro

O anúncio pela Prefeitura de abertura de edital de licitação para contratação das obras de ampliação e construção da EMEF Eurípedes Nunes Loureiro também mereceu elogio dos vereadores. Alexandre Manhães (MDB) aproveitou para elogiar “o trabalho excepcional” do secretário Wellington Lozer, que tem mostrado resultados eficientes à frente da secretaria de Obras e Infraestrutura.

O trabalho do secretário Wellington Lozer, assim como a secretária de Educação Ilza Rodrigues, também mereceu elogio de Alcântaro Filho (Rede) pelo lançamento do edital da Escola Eurípides Nunes. De acordo com o presidente da Câmara, quando concluída, a Eurípedes Nunes será a melhor escola de Aracruz e possivelmente uma das melhores do Estado.

INDICAÇÃO

Lula – implantação programa de palestras educativas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas públicas e particulares do município, com o objetivo de ajudar a conscientizar os estudantes da necessidade de combater a violência doméstica, especialmente contra a mulher; distribuição para todos os alunos da rede municipal de ensino kit higiênico bucal.

ANTEPROJETO

Lula – concede prioridade no atendimento aos portadores de diabetes nos casos de exames médicos em jejum total, uma vez que pacientes com o problema não podem ficar muito tempo sem se alimentarem.

Paulo Flávio – obrigatoriedade das unidades básicas de saúdes e unidades de prontos atendimentos, pronto-socorro e ambulatórios do município de Aracruz, a fixarem placas informando a escala de médicos.

REQUERIMENTOS

Alexandre Manhães – requer à Secretaria Municipal de Educação que envie cópia dos contratos e laudos das últimas vistorias realizadas nas caixas d’água das escolas de Aracruz; requer à Secretaria Municipal de Saúde que envie cópia dos contratos e laudos das últimas vistorias realizadas nas caixas d’água nas unidades de saúde de Aracruz.

Mônica Cordeiro – requer à Secretaria Municipal de Saúde em prazo de 30 dias que preste informações a respeito da dedetização nas unidades de saúde de Aracruz, explicando a frequência e a última vez em que tais serviços foram executados, quais medidas foram adotadas para resolver o problema da infestação de carrapatos.

Romildo Broetto – requer à Secretaria de Turismo e Cultura cópias referentes aos contratos firmados com a empresas fornecedoras de shows de verão e outros em 2018, com respectivos quantidades e valores dos itens contratados; requer da Secretaria detalhamento das despesas e dos valores arrecadados durante o I Festival Gastronômico de Aracruz Sabor Verão.

VOTAÇÃO EM PRIMEIRO TURNO

Projeto de Resolução nº 005/2017. Ementa: Constitui Comissão Especial para investigar valor de combustível cobrado nos postos de abastecimento do município.

Autor: Mesa Diretora.